Com a maioria dos veículos financiados no Brasil, essa prática agrava a vulnerabilidade econômica dos consumidores. A notícia detalha os direitos dos consumidores, incluindo a devolução em dobro dos valores pagos indevidamente
A Abradeb (Associação Brasileira de Defesa dos Clientes e Consumidores de Operações Financeiras e Bancárias) ingressou com uma ação civil pública contra o INSS, a Dataprev (empresa de tecnologia da Previdência Social) e 33 associações por desvios de parte das aposentadorias e benefícios pagos.
A Associação Brasileira de Defesa dos Clientes e Consumidores de Operações Financeiras e Bancárias (Abradeb) notificou a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás sobre a não implementação de uma alteração legislativa nos cartórios do Estado, referente ao prazo de purgação da mora em execuções extrajudiciais de financiamento habitacional.
O plano de ressarcimento aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi homologado, ontem, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
“Com a popularização do Pix, carteiras digitais e bancos 100% online, ficou mais fácil para os golpistas agirem de forma rápida”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Defesa dos Clientes de Operações Financeiras e Bancárias, Raimundo Nonato.
Integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados fizeram sugestões para coibir e evitar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O colegiado realizou, nesta terça-feira (29), audiência pública sobre a fraude que desviou R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas.
Para Raimundo Nonato de Oliveira Filho, presidente da Associação Brasileira de Defesa dos Clientes e Consumidores de Operações Financeiras e Bancárias (Abradeb), o botão de contestação representa um avanço importante na proteção dos usuários.
De acordo com Raimundo Nonato, presidente da Associação Brasileira de Defesa dos Clientes e Consumidores de Operações Financeiras e Bancárias (Abradeb), a iniciativa representa “um avanço importante na segurança do sistema financeiro e na proteção dos usuários”.
A Associação Brasileira de Defesa dos Clientes e Consumidores de Operações Financeiras e Bancárias (Abradeb), que iniciou as denúncias sobre o esquema, comentou sobre os desdobramentos da Comissão.
“Imagina alguém que tenha tido a conta bloqueada por cometimento de fraude ligar para uma associação que combate este tipo de atitude!”, ironizou o presidente da Associação Brasileira de Defesa dos Clientes e Consumidores de Operações Financeiras e Bancárias (Abradeb), Raimundo Nonato.
O presidente da Associação Brasileira de Defesa dos Clientes e Consumidores de Operações Financeiras e Bancárias (Abradeb), Raimundo Nonato, destaca: “A proposta é importante porque protege os aposentados dos descontos indevidos e abusivos, garantindo a preservação da renda e segurança financeira.
O presidente da Associação Brasileira de Defesa dos Clientes e Consumidores de Operações Financeiras e Bancárias (Abradeb), Raimundo Nonato, explica que o Banco Central está exigindo que as instituições financeiras bloqueiem transações em contas suspeitas de fraude. Ele destaca que bancos podem rejeitar pedidos de registro de novas chaves Pix se elas já estiverem marcadas por suspeita de fraude.
Raimundo Nonato, presidente da Abradeb (Associação Brasileira de Defesa dos Clientes e Consumidores de Operações Financeiras e Bancárias),ressalta a importância das apurações feitas pelos parlamentares. Ele destaca que a Abradeb entrou com uma ação civil pública em dezembro de 2024, reunindo milhares de provas mostrando que os crimes contra os aposentados já estavam ocorrendo há anos.